O (in)Sucesso Escolar – Um Olhar Sociológico

12 de Janeiro de 2009

Trabalho Escrito – Sociologia

Filed under: Trabalho de ECM — musiua @ 17:58

 

O (in) Sucesso Escolar – Um olhar Sociológico

Andrea Iliana Martins Junqueira

FEUP

mm08035@fe.up.pt


A sociologia é uma ciência que pretende descrever e explicar os fenómenos sociais, relacionados com a interacção e agrupamento dos seres humano, ou seja, é o estudo da vida social humana, grupos e sociedades. É uma tarefa fascinante e constrangedora, na medida em que, o tema de estudo é o comportamento enquanto ser social. O que diferencia esta ciência em comparação com outras formas de aproximação à realidade é o método utilizado, fundamentalmente a necessidade comprovar as afirmações feitas sobre a realidade com provas factuais.

Entre os fundadores clássicos da sociologia, destacam-se quatro figuras particularmente importantes: Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Comte e Marx, viveram e estudaram no século XIX, esrableceram algumas das questões essenciais da sociologia, mais tarde tratadas por Durkheim e Weber.

A globalização é a característica fundamental da sociedade emergente da revolução informacional e facilitada pelos modernos recursos tecnológicos, acarreta todas as outras características que no seu conjunto, definem a alta modernidade de Giddens.


Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.